Ir para o conteúdo principal

Neonatologia (Parte 1) - Degustação

Pele e Fâneros

Na avaliação da pele e fâneros, diversos aspectos são considerados, como textura, coloração, umidade, presença de lanugo, vérnix e icterícia. A cor rosada é esperada, enquanto a palidez pode indicar anemia ou vasoconstrição periférica. Lesões dermatológicas neonatais comuns, como eritema tóxico, melanose pustular, milium sebáceo, miliária, manchas mongólicas, manchas salmão, acne neonatal e hemangioma, são comumente observadas.

Dermatoses Neonatais Mais Comuns
  • Eritema tóxico neonatal: pápulas ou vesículas com halo de hiperemia (parecem picadas de inseto) que surgem geralmente entre 24 a 48 horas após o nascimento. As lesões predominam em face, tronco, nádegas e membros proximais (poupando palmas e solas). É uma condição benigna, autolimitada e de etiologia desconhecida, mais frequente nos recém-nascidos a termo. As lesões são ricas em eosinófilos. 

Figura:Eritema tóxico neonatal

 

  • Pustulose neonatal transitória (ou melanose pustular): lesões pústulosas estéreis de 2 a 3 mm, que surgem desde o nascimento, têm caráter autolimitado, causa desconhecida e são mais predominantes em recém-nascidos de etnias negras. As pústulas, ricas em neutrófilos, evoluem para descamação e hiperpigmentação (fase melânica) após alguns dias. A hiperpigmentação pode durar cerca de 3 meses. As lesões predominam na face, região cervical, dorso, mãos e pés, incluindo regiões palmoplantares.

 

Figura: Melanose pustular

 

  • Milium sebáceo (ou hiperplasia sebácea): pápulas pequenas e esbranquiçadas localizadas nas regiões frontal, malar, mentoniana e nasal. A ação do estrogênio materno resulta na retenção de queratina e material sebáceo nessas regiões. A condição é autolimitada em algumas semanas. Quando encontradas na cavidade oral, essas pápulas são chamadas de pérolas de Epstein

 

Figura: Milium sebáceo

 

  • Miliária: lesões vesiculares puntiformes que representam a obstrução dos ductos das glândulas sudoríparas écrinas, associadas à sudorese excessiva, provocada por clima quente, roupas em excesso ou febre, que surgem por volta de 2 a 3 semanas de vida.
    • Miliária rubra (brotoeja) - extravasamento do suor para o tecido circunjacente, provocando um certo grau de inflamação.
    • Miliária cristalina - vesículas que se assemelham a "gotas de orvalho".

Figura: Miliária rubra (brotoeja)

Figura: Miliária cristalina

 

  • Manchas mongólicas: manchas extensas de pigmentação cinza-azulada no dorso e nas nádegas devido à migração incompleta dos melanócitos da derme para a epiderme.Tende a evanescer nos primeiros anos de vida

Figura: Mancha mongólica

 

  • Manchas salmão: manchas róseas ou avermelhadas que pioram com o choro, decorrentes de ectasia capilar. Podem desaparecer com 1 ou 2 anos de vida, mas há chances de permanecerem por toda a vida. Predominantes na glabela, pálpebras bilaterais ou nuca. Não confundir com mancha em vinho do porto, uma malformação capilar que causa uma mancha unilateral, segmentar, respeitando a linha média do corpo e de cor mais vinhosa, a qual pode indicar condições patológicas como a síndrome de Sturge-Weber. Tende a não desaparecer com o tempo.

Figura: Mancha salmão

 

  • Acne neonatal: pápulas eritematosas com centro branco ou preto e pústulas, que surgem principalmente na face nas primeiras 2 semanas de vida. De caráter benigno e autolimitada, a acne neonatal desaparece em algumas semanas.

Figura: Acne neonatal

 

  • Hemangioma: tumor vascular de involução espontânea

Figura: Hemangioma