Ir para o conteúdo principal

Neonatologia (Parte 1) - Degustação

Teste da Linguinha

O teste da linguinha, também conhecido como "Avaliação do Frênulo Lingual em Recém-Nascidos", é uma prática realizada para verificar a presença de possível anquiloglossia, uma condição em que o freio lingual (o pequeno pedaço de tecido que liga a parte inferior da língua ao assoalho da boca) é curto ou espesso, limitando os movimentos da língua.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) tem orientações sobre a realização desse teste. A anquiloglossia pode interferir na amamentação e, posteriormente, na fala da criança. A SBP destaca que a avaliação deve ser realizada por profissionais de saúde treinados, como pediatras, enfermeiros e fonoaudiólogos, para garantir uma análise adequada.

O procedimento geralmente é simples e indolor. Consiste em avaliar o movimento da língua do bebê, observando a capacidade de elevação e mobilidade lateral. Caso o profissional identifique alguma limitação significativa no frênulo lingual, pode-se considerar a necessidade de intervenção, como a frenotomia (corte cirúrgico do freio lingual), para melhorar a mobilidade da língua. O objetivo principal é promover o aleitamento materno eficaz e prevenir possíveis dificuldades futuras relacionadas à fala.

Figura: Teste da linguinha