Plantas Medicinais - A química das plantas

A utilização de plantas medicinais é uma tônica na terapêutica incluindo o uso de fitoterápicos. Muitas pessoas no mundo todo não tem acesso a medicamentos e recorrem ao uso de plantas medicinais para alívio de sintomas de certas doenças. Ainda hoje, cerca de 80% da população mundial depende predominantemente de plantas e extratos de plantas para cuidados de saúde e recursos para drogas clinicamente úteis. Desta forma, o curso pretende oferecer informações baseadas em ciência sobre o uso de plantas medicinais correlacionado suas propriedades biológicas com a presença de determinados metabólitos secundários bioativos.

Mini-curso direcionado a estudantes das áreas de Farmácia, Química, Biologia e áreas afins, incluindo estudantes de graduação e os já graduados. Também temos como público alvo profissionais que trabalhem com fitoterápicos e outros medicamentos a base de plantas medicinais, e outros profissionais da área da saúde que utilizam a Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao Sistema Único de Saúde (Renisus) a lista do Renisus para tratamentos de saúde.

Ao final do curso o egresso terá aprendido sobre as principais plantas medicinais usadas na medicina popular, a partir das quais são obtidos princípios ativos que podem ser utilizados para a prospecção de novos fármacos para diversas doenças. Serão apresentados conceitos sobre metabolismo secundário, principais vias de produção de metabólitos secundários em especial, alcaloides, compostos fenólicos e terpenóides. Adicionalmente será discutida as formas de extração destes metabólitos bioativos desde a coleta e processamento do material vegetal até os métodos de caracterização destes metabólitos com o uso de técnicas de espectroscopia e espectrometria, além de formas de avaliar a atividade biológica do princípio ativo. O curso abordará também os óleos essenciais produzidos por plantas aromáticas, incluindo formas de extração e aplicações.

  • Origem e importância das plantas medicinais;
  • Aspectos históricos; toxicidade de plantas;
  • Conceitos gerais sobre a biodiversidade brasileira;
  • Uso de plantas medicinais na fitoterapia;
  • Propriedades biológicas de plantas medicinais;
  • Metabólitos secundários oriundos de plantas medicinais utilizados na terapêutica;
  • Introdução ao metabolismo secundário e principais classes de metabólitos secundários;
  • Metabólitos secundários como fonte de fármacos;
  • Óleos essenciais: métodos de obtenção e aplicações;
  • Análise fitoquímica;
  • Métodos de extração, fracionamento e análise de compostos a partir de plantas medicinais.

Profa. Patricia Sartorelli, Doutora pelo Instituto de Química da USP em Ciências na especialidade de Química de Produtos Naturais. Trabalha há mais de 20 anos com métodos de extração e caracterização de metabolitos secundários de plantas medicinais, tendo publicado mais de 80 artigos na área.

Aulas expositivas em vídeos gravados, com sugestões de artigos para leitura, e discussão sobre o tema abordado em fórum.

Avaliação com uso de questionários objetivos, baseados nas videoaulas, para cada fase do curso. Segue para a próxima fase quem obtiver pelo menos 60% da nota máxima em cada questionário. Certificado emitido para quem obtiver aprovação em todos os questionários do curso.

Os pré-requisitos para o curso são conceitos básicos de química orgânica e bioquímica que todo estudante vê em disciplinas de bioquímica durante o curso de graduação.

Box title here

Box content here.

Box title here

Box content here.

Box title here

Box content here.